Quarta, 23 Setembro 2015 09:41

Instalação de secador e armazém de grãos gera expectativas aos produtores de São Francisco do Guaporé

Luiz da Vitória é produtor rural do município de São Francisco do Guaporé e afirma estar animado com as oportunidades econômicas que a  instalação de secador e armazém de grãos na cidade vem oportunizando.

Luiz da Vitória afirma estar entusiasmado com as oportunidades

“Já comprei um trator e vou plantar 25 alqueires de arroz este ano. Na época da seca tinha que trazer o milho de Vilhena, com um custo elevado. Agora reformarei os pastos com a integração lavoura-pecuária e terei o milho dentro da minha propriedade”, disse.

Segundo o secretário de Estado da Agricultura, Evandro Padovani, a agricultura no estado tem uma particularidade, que é a expansão da soja sobre áreas degradas de pastagem. ” Temos mais de quatro milhões de hectares passando por um processo de degradação. Uma alternativa viável para a recuperação com sustentabilidade é através da integração lavoura pecuária”, explicou

A Prefeita Gislaine Clemente (Lebrinha) prefeita de São Francisco do Guaporé e seu Pai Deputado Estadual José Clemente ( Lebrão) Estão muito felizes  com a Instalação do Primeiro Secador de Grãos sendo construído em São Francisco do Guaporé, com o aumento da produtividade na região do Vale do Guaporé. Em visita a algumas linha a prefeita  Gislaine já acompanha os produtores que estão animados, começando os trabalhos de enleiramento e destoca de suas pastagens para o plantio de milho, soja entre outros.

Na safra 2014/2015 Rondônia foi o estado brasileiro que teve maior incremento de área plantada de soja no País, segundo a Seagri, com 20,1% a mais que na safra 2013/2014. Os dados são do Terceiro Levantamento da Safra 2014/2015 da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Além desse recorde no incremento de éreas, teve uma produtividade estimada em 3.349 quilos por hectare, mantendo a liderança do ranking dos estados com  maiores índice de produtividade de quilos por hectare.

A região da BR-429 é composta pelos municípios de Alvorada do Oeste, Seringueiras, São Francisco do Guaporé, São Miguel do Guaporé e Costa Marques. As lavouras de milho, soja, arroz, feijão e inhame estão mudando a paisagem do Vale do Guaporé, fortalecendo o desenvolvimento de todos os municípios da região, gerando emprego e renda no campo e nas áreas urbanas, fortalecendo, assim, a economia dos municípios.