Quarta, 20 Março 2019 15:54

Fórum da Undime Rondônia reúne dirigentes em São Francisco do Guaporé

A União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), em Rondônia realizou, nos dias 14 e 15 de março do presente ano, o XV Fórum Estadual Ordinário da seccional, com missão articular, mobilizar, e interagir os dirigentes municipais de educação para construir e defender a educação pública de qualidade social.

O evento aconteceu em São Francisco do Guaporé (RO), com mais de 200 participantes, que além de São de Francisco, 46 municípios do Estado de Rondônia participaram da eleição para definir a nova diretoria executiva, o conselho fiscal e os membros que irão compor o colégio eleitoral e seus respectivos suplentes.

Na quinta-feira (14), pontuaram, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), com palestra e aplicação de 25% da receita e orientações sobre o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), concedida por representantes do Tribunal de Contas do Estado.

Também tiveram um tempo destinado à plataforma Conviva Educação, que apoia de forma gratuita a gestão das secretarias. Já na sexta-feira (15), pela manhã, os participantes acompanharam a mesa redonda que debateu a situação do Transporte Escolar após a aprovação da Lei 4.426/2018, que instituiu o programa de Transporte Escolar Compartilhado “Ii e Vir” no Estado.

Além disso, estava na programação à palestra sobre o Projeto Nenhum a Menos, iniciativa do Ministério Público do Estado para monitorar a falta dos alunos na escola. Pelo projeto, quando detectadas três faltas consecutivas, o órgão é acionado pela escola para verificar o que está acontecendo com o estudante.

Como também, foi abordado o programa Saúde na Escola (PSE) aos participantes, que tem como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino.

De acordo com os participantes, a participação no evento foi muito positiva. “Ficamos bastante felizes, pois, envolve questões importantes para a nossa educação. Com certeza, esse envolvimento agrega muito ao crescimento da nossa Educação, com um resultado bastante importante. Isso mostra a nossa força e a nossa organização”, destacaram, agradecendo o empenho da prefeita Gislaine Clemente, e secretária municipal de Educação, Marluci Gabriel, para sediar o evento. Esteve presente o excelentíssimo Deputado Estadual José Clemente (Lebrão), Secretario de Educação do Estado Suamy Lacerda, Coordenador da SEDUC Mauricio de Carvalho, Bem como, participação de varias Autoridades.

Fonte: Undime

Fotos: Agnielde B. Adorno