Quarta, 14 Outubro 2015 08:38

Novos conselheiros tutelares são eleitos e empossados em São Francisco do Guaporé

IMG 8089

A eleição para a escolha dos novos conselheiros tutelares em São Francisco do Guaporé/RO movimentou a Escola Municipal Ronaldo Aragão neste domingo (4). Os eleitores do município elegeram cinco (05) conselheiros e um (1) suplente, numa votação que encerrou às 17 h. Compareceram 983 eleitores às seis (06) urnas dispostas em três (03) salas devidamente acompanhadas de membros do CMDCA (Conselho Municipal da Criança e Adolescente de São Francisco do Guaporé), segundo a presidente do conselho, Dra Cristiane Xavier tudo correu dentro da normalidade, sem qualquer incidente dentro ou fora da escola; a pequena quantidade de candidatos inscritos, apenas seis (06), contribuíu para que não houvesse tumultos e grandes filas como em outras eleições.

A apuração ocorreu com o máximo de agilidade, sendo acompanhada pelos fiscais que trabalharam na eleição e por vereadores (fiscais nato) presentes: Geferson dos santos, Donizete Vitor Emílio e Antonio Lopes Cavagna. O resultado oficial de acordo com a ata de eleição encerrada às 19:45 h, ficando assim: WEMBLEY DE ARAÚJO DE SOUZA (207 votos),LENNIR LUIZ TOMAS (200 votos), JOSÉ HÉLIO DE OLIVEIRA (189 votos), ANTONIA ALVES VIEIRA (167 votos), MARIO MENDES DA COSTA (113 votos) e ELENA LOPES DIAS (93 votos).

Dentre várias mudanças promovidas pela Resolução 170/2014 do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e dos Adolescentes (Conanda) essa eleição foi a que mais gerou discussões, pois ela define o primeiro processo de Escolha Unificada dos Integrantes dos Conselhos Tutelares do Brasil. 5.946 conselhos tutelares realizaram eleição no dia de ontem, sendo que a posse dos novos profissionais que terão um mandato de quatro anos e meio está marcada para janeiro de 2016. Porém excepcionalmente em São Francisco será diferente, pois de acordo com ata de eleição ficou decidido entre os membros do conselho presentes e conselheiros eleitos a posse imediata dos eleitos, tendo em vista que o colegiado do conselho tutelar local está defasado, pela desistência de vários membros e seus suplentes.

IMG 8105

Após proclamado os eleitos, imediatamente foi assinado o termo de posse pelos eleitos para o quadriênio 2016/2019, ficando os conselheiros já empossados nesta data, comprometendo-se em cumprir as determinações das leis federais n° 8.069/90, 12.696/12 e lei municipal nº 063/2000. Além de envidar todos os esforços para manter o bem estar das crianças e adolescentes do Município, procurando seguir a risca os ditames legais do Estatuto da Criança e Adolescente – ECA.

Por: Sandra Carvalho Machado

Fotos: Agnielde B. Adorno