Quarta, 14 Outubro 2015 08:47

Cônsul Cubano visita São Francisco do Guaporé

IMG 6665

O Município de São Francisco do Guaporé, através da Prefeita Municipal Gislaine Clemente (Lebrinha) recebeu nesta semana a visita do Cônsul Cubano, Alexei Bonce que juntamente com Elson Dourado e Diosvani Junco, ambos referências do Programa Mais Médico em Rondônia para conhecer e acompanhar de perto os trabalhos realizados pelos sete médicos cubanos na Saúde Básica do Município, pois de acordo com Alexei, São Francisco se destacou como referência no Estado.

A prefeita Lebrinha convocou uma reunião na Câmara Municipal, onde contou com a presença do Promotor Dr. Samuel Sales, secretários municipais, vereadores e servidores puderam dialogar e compartilhar projetos com a equipe visitante. O Deputado Lebrão também participou da reunião e elogiou o programa federal que proporcionou aos municípios brasileiros suprir a demanda de médicos, “agradecemos ao Governo Federal e a todos envolvidos neste programa, pois a população está sendo altamente beneficiada com as ações”,  diz o deputado.

Além de conhecer Alexei veio tratar da renovação do contrato dos médicos já residentes em São Francisco e que desenvolvem um ótimo trabalho junto a população, principalmente no Programa Saúde da Família, onde os mesmos diariamente visitam as famílias e tratam as questões de saúde muitas vezes diretamente no domicílio, e que a cada dia estão se esmerando em se adaptar a realidade local, podendo assim oferecer um atendimento mais humanizado e preciso.

Gislaine agradeceu a visita da equipe, pois segundo ela é recompensador ver o trabalho reconhecido, agradecendo também a secretária de saúde Vera Quadros e toda a equipe de saúde, que juntamente com os médicos cubanos oferecem o melhor para a população de São Francisco.

As autoridades locais, Prefeita, secretários e vereadores, bem como o deputado estadual Lebrão em conversa com o cônsul Alexei Bonce oficializaram o apoio à população e ao Governo de Cuba quanto a suspensão do embargo econômico, comercial e financeiro imposto à ilha caribenha desde 1962.

“Fazemos votos que o congresso norte-americano resolva o quanto antes esta questão, e o bloqueio seja eliminado, assim será possível as trocas comerciais e o acesso de empresas e investidores à Cuba”, afirma a prefeita, certa de que a suspensão do bloqueio será importantíssimo na melhoria de vida dos cubanos, pessoas especiais e familiares de profissionais que estão dando novos rumos a política de saúde do País, e ao município de São Francisco do Guaporé.

Por: Sandra Machado

Fotos: Agnielde B. Adorno