Quinta, 13 Março 2014 12:13

VIGIÁGUA REALIZA ANÁLISE DE ÁGUA EM SÃO FRANCISCO

O Departamento de Vigilância Sanitária de São Francisco do Guaporé coordenou dos dias 24 a 27 de fevereiro os trabalhos de coleta de amostra de água de poços na sede do município e em escolas para análise físico-química e microbiológica. O trabalho teve a parceria de técnicos e engenheiro da FUNASA e do programa VIGIÁGUA- Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (SISAGUA), do Estado de Rondônia.

Essa frente de trabalho foi desencandeada por iniciativa de secretária Municipal de Saúde. Srª Vera Quadros que juntamente aos órgãos competentes desde meados de 2013 solicitava constantemente, pois segunda Vera a qualidade da água em São Francisco não acompanha os padrões satisfatórios, sendo necessário um estudo minucioso que embasará o município na busca urgente de recursos para implantação e distribuição de água tratada em toda a cidade.

A equipe do Estado e da FUNASA foi coordenada pelo Srº Paulo Sérgio Tavares da Silva que através de uma parceria com a FUNASA utilizou o laboratório da mesma na coordenação da nutricionista Célia Pordeus, com os serviços técnicos do Bioquímico, Gilberto Ludgero rodrigues Luz realizaram 24 coletas e análises, obtendo resultados que provaram a contaminação da água, esses dados comporão relatórios do Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (SISAGUA), que é uma importante ferramenta de gestão e possibilita a adoção de medidas de prevenção e controle de doenças de veiculação hídrica.

A diretora do Departamento de Vigilância Sanitária de São Francisco, Ruth Rodrigues é capacitada para o trabalho de coleta de acordo com as normas do Programa Nacional de Vigilância em Saúde Ambiental Relacionada à Qualidade da Água par aConsumo Humano (VIGIÁGUA). O Município tem direito a 18 análises físico-quimícas e microbiológicas por mês. “Fui capacitada para fazer parte do programa no ano passado  e desde então temos buscado incansavelmente buscar soluções para o problema de possíveis contaminação da água de consumo humano no município”, diz Ruth.

No dia 27 a secretária de saúde em uma reunião com todos os agentes comunitários de saúde e mais alguns servidores da saúde recebeu o relatório dos técnicos do programa, que esclareceram muito bem aos presentes a real situação hídrica do município e ofereceram sugestões de melhorias e consequentemente se prontificaram a dar total suporte ao município, no que tange a solução e amenização do problema.

O chefe de Gabinete, Djalma Pedroso deu todo o suporte aos trabalhos e no encerramento agradeceu o trabalho da equipe em nome da prefeita, Gislaine Clemente (Lebrinha) que estava em viagem, e se prontificou a atender as sugestões dos técnicos do programa e oferecer suporte aos servidores municipais para desenvolverem seus trabalhos.