Quinta, 19 Novembro 2015 09:58

São Francisco intensifica OUTUBRO ROSA

São Francisco intensifica OUTUBRO ROSA

IMG 1130

Nesta última semana (26 a 29/10) a Secretaria Municipal de Saúde de São Francisco do Guaporé intensificou a Campanha OUTUBRO ROSA. Desde o início do mês a campanha está sendo divulgada e houve um aumento na demanda para realização dos exames de preventivo tanto de câncer do colo do útero, como de exame clínico para prevenção do câncer de mama, no entanto todas as equipes de PSF – Programa Saúde da Família, tanto urbanos quanto rurais intensificaram os atendimentos últimos dias da campanha.

Durante os dias 26 e 27 todas as equipes urbanas estiveram envolvidas em um mutirão para atendimento das mulheres no Centro Diferenciado de Saúde, onde foram realizados mais de 320 atendimentos específicos da campanha e a equipe de saúde aproveitou o ensejo de estar mais perto da comunidade e ministrou palestras referentes ao tema, também sobre alimentação saudável e alimentos funcionais.

Nos dias 28 e 29 foi nos PSF’s rurais, com pólos centralizados, na UBS – Unidade Básica de Saúde do Distrito do Porto Murtinho, da Linha 6 do Porto, na Br 429 Km 75. Os atendimentos rurais estão sendo feito da mesma forma que na zona urbana, com palestras e profissionais capacitados para coleta de exames e informar a população feminina sobre prevenção da doença ou um diagnóstico precoce.

A Coordenadora da UBS, Jéssica Tezzori que acompanhou cada etapa da campanha afirma que a equipe tem conseguido atingir o alvo e que espera também ter êxito na campanha estará iniciando em novembro, pois é importantíssimo alcançar a clientela masculina, “a Secretaria Municipal de Saúde e a Prefeitura Municipal tem nos proporcionado meios para que a  campanha se concretizasse” finaliza a coordenadora.

O câncer de mama constitui um grave problema de saúde pública em vários países do mundo, inclusive no Brasil. A doença vem apresentando taxas de incidência crescentes nos países desenvolvidos e em desenvolvimento. No Brasil, a cada ano ocorrem cerca de 50.000 novos casos e cerca de 11.000 mortes decorrentes da doença. A maior parte dessas mortes é atribuída ao diagnóstico tardio, assim as campanhas são primordiais para diagnosticar a doença em tempo hábil.

IMG 1061

IMG 1028