Segunda, 11 Janeiro 2016 07:49

Caminhada Passos Que Salvam foi realizada em São Francisco

IMG 4061   IMG 4122

“Caminhada Passos que Salvam” foi realizada no município de São Francisco do Guaporé, e contou com a presença da prefeita Gislaine Lebrinha, vereadores, secretários, comerciantes locais, deputado federal Lindomar Garçon, e da população geral. A caminhada percorreu por avenidas da cidade, a mobilização atendeu convite do Hospital do Câncer de Barretos e aconteceu em centenas de municípios brasileiros.

A mobilização iniciou com a necessidade de conscientizar a comunidade sobre a importância para o diagnóstico precoce e prevenção de câncer em crianças e adolescentes e dessa forma, melhorar a eficácia dos tratamentos.

A prefeita Gislaine informa que a Secretaria de Saúde está de portas abertas para as pessoas que precisarem, onde receberão total apoio contra o Câncer, a secretaria de saúde recebeu emenda parlamentar do deputado Garçon no valor de 250 mil com o principal objetivo de atender os pacientes com Câncer no município.

A prevenção, diagnóstico e o tratamento do câncer em Rondônia são áreas que necessitam, cada vez mais, de novos investimentos e apoio do poder público e da iniciativa privada. A avaliação é do deputado federal Lindomar Garçon (PMDB) que destinou R$ 1 milhão em emenda para o novo Hospital de Câncer que será construído em Porto Velho.

De acordo Boian Petrov, o Hospital de Câncer de Barretos recebia em torno de 4.000 (quatro mil) pacientes por ano da região de Rondônia.

Com o apoio do Governo do Estado de Rondônia e diversos empresários, segundo Garçon, o projeto de abrir um centro de prevenção de câncer e um ambulatório em Porto Velho, vai se materializar.

“Assim os pacientes deixarão de se deslocar até Barretos e receberão atendimento em seu próprio estado, evitando o desgaste físico e emocional”, completou

Para a prefeita Gislaine Lebrinha a caminhada foi essencial. “Nosso objetivo é salvar vidas, cuidar, por isso prezamos pela agilidade com que o tratamento é iniciado nos casos em que os sintomas são diagnosticados”, pontuou. “A caminhada foi muito importantes para sensibilizar os pais e a todos na identificação dos sintomas”, declarou Lebrinha. A campanha continua vestir a camiseta é sempre uma forma de chamar a atenção para a importância do diagnóstico do câncer infantojuvenil.

Texto: Cláudia Soares

Foto: Agnielde Benici